T 7 – 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
CONTEÚDOS E ATIVIDADES DE HISTÓRIA (PROF SEBASTIÃO)
HISTÓRIA
CONTEÚDOS
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OBJETIVOS
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I- A vida cotidiana Mesopotâmia - o Egito
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Reconhecer a importância dos povos da Mesopotâmia para o
desenvolvimento da civilização egípcia como berço das civilizações.
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II- Civilização Grega - principais cidades, cultura
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Identificar as principais cidades Gregas (Esparta e Atena).
Reconhecer a Grécia como uma das mais importantes civilizações da
Antiguidade.
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III- Civilização Romana - Republica; Legado cultural
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Reconhecer a importância da civilização Romana, sua organização
política, religião e legado cultural.
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IV- Feudalismo - origem, características, cultura Feudal
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Identificar características do feudalismo.
Entender o feudalismo como transição para o capitalismo.
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V- Formação do capitalismo
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Entender a origem do modo de produção capitalista
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1.
MESOPOTÂMIA
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Região do Oriente Médio entre rios Tigre e
Eufrates
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Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história
·
Entre estes povos, podemos destacar: babilônicos, assírios,
sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
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Babilônios - Este povo construiu
suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis por um dos
primeiros códigos de leis que temos conhecimento
2.
EGÍPCIOS
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Fonte de vida dos egípcios – RIO NILO. O Egito é uma dádiva do
Nilo
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A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o
faraó era a autoridade máxima.
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A religião era a crença em vários deuses; eram POLITEÍSTAS.
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Acreditavam que havia vida após a morte: conservavam os corpos dos
mortos para o retorno espírito – técnica chamada MUMIFICAÇÃO.
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A escrita
egípcia também foi algo
importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, e a o nome da hieroglífica .
3. GRÉCIA
ANTIGA
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A Grécia é considerada o berço
da civilização ocidental. Foi lá que surgiram as primeiras ciências como
História, Filosofia e Matemática.
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Durante a Antiguidade, a Grécia
era dividida em cidades-Estados. Cada uma delas, por sua diversidade cultural,
tinha autonomia e sua própria forma de governar. AS DUAS PRINCIPAIS ERAM
ESPARTA E ATENAS
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ESPARTA - Em termos genéricos,
podemos ver que a educação desenvolvida em Esparta estava intimamente ligada ao
caráter militarista que a sociedade
e o governo tomavam naquela época.
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ATENAS - Os atenienses estabeleceram uma série de
reformas que dariam origem a um governo de caráter democrático. Os atenienses
procuravam realizar um equilíbrio entre o corpo e a mente de cada indivíduo.
POR ISSO DIZEMOS QUE ATENAS É O BERÇO DA DEMOCRACIA.
4.
ROMANOS
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O mito da fundação
de Roma - Diz a lenda que Roma
foi fundada no ano 753 a.C. por Rômulo e Remo, filhos gêmeos do deus Marte e da
mortal Rea Sílvia. Ao nascer, os dois irmãos foram abandonados junto ao rio
Tibre e salvos por uma loba, que os amamentou e os protegeu.
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Foi a maior
civilização da História antiga.
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A Monarquia Num período lendário,
Roma foi governada por sete reis que tinham poder absoluto.
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A república e seus magistrados - As famílias patrícias
que formavam o Senado, temerosas de perder seu poder diante da tirania dos
reis, os expulsaram e proclamaram a República.
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O exército romano - O Império Romano dependia de um exército forte e bem
organizado, que realizava as campanhas de expansão e defendia as fronteiras. Os
legionários eram a base do exército romano; a maioria deles eram voluntários.
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Crise do Império Romano - A partir do século III, o Império Romano
entrou em declínio. Com o fim das guerras de conquista, esgotou-se a principal
fonte fornecedora de escravos. Teve início a crise do escravismo que abalou
seriamente a economia, fez surgir o colonato e provocou o êxodo urbano. Além
disso, houve disputas pelo poder e as legiões diminuíram.
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