segunda-feira, 19 de maio de 2014

História T9

T 9 – 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
CONTEÚDOS E ATIVIDADES DE HISTÓRIA (PROF SEBASTIÃO)

HISTÓRIA
CONTEÚDOS
OBJETIVOS
I- Revolução Francesa
Identificar as causas e consequências da Revolução Francesa.
II- Era Napoleônica
Identificar a influências das conquistas Napoleônicas para o desenvolvimento Francês.
III- Revolução Industrial na Inglaterra
Entender o processo da Revolução Industrial
IV- Causas e consequências da Primeira Guerra mundial
Identificar fatores que contribuíram para desencadear a primeira Guerra Mundial
V- Causas e consequências da Segunda Guerra mundial
Identificar fatores que contribuíram para desencadear a Segunda Guerra Mundial.

·         A Revolução Francesa trata de acontecimentos que acontecerem e mudaram a política do país entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799 e foi um dos maiores acontecimentos da humanidade.
·         Foi a Revolução Francesa  que estimulou o início da Idade Contemporânea e seu principal benefício foi a eliminação da escravidão, a servidão e os direitos feudais, a promoção da liberdade e dos direitos individuais e da sociedade que foram conquistados.
·         Mas antes de tudo isso acontecer na França ocorreu os sistemas de governo como ditadura, impérios e monarquia constitucional.
·         Revolução Francesa pode ser dividida em quatro partes, cada uma   delas com suas características e estágios diferentes: O primeiro período foi a Assembleia Constituinte e ocorreu entre 9 de julho de 1789 até 30 de setembro de 1791.
·         O segundo período foi a Assembleia Legislativa e ocorreu entre 8 de outubro de 1791 até 7 de setembro de 1792 aproximadamente.
·         Logo depois veio a Convenção Nacional, ocorrida entre 20 de setembro de 1972 até 26 de outubro de 1795.
·         Por fim, veio o Período do Diretório, ocorrido até 1799.
·         A participação de diversos personagens e força governamentais, além da influência do povo, deixou a revolução mais intensa.
·         Revolução Francesa foi um dos acontecimentos mais conturbados da História, além de ser uma das mais importantes revoluções na história da humanidade.


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
·          A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
·         A Inglaterra foi chamada de “locomotiva do mundo”.
·         Colaborou para a Revolução na Inglaterra: a presença de matéria-prima; fontes de energia; mão-de-obra e capital.

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

·         Conflito militar (1914-1918), iniciado por um confronto regional entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia, em 28 de julho de 1914. Confronto que se transformaria em luta armada, em escala européia, quando a declaração de guerra austro-húngara foi estendida à Rússia em 1º de agosto de 1914. E que finalmente passaria a ser uma guerra mundial da qual participaram 32 nações: 28 delas, denominadas ‘aliadas’ ou ‘potências coligadas’, entre as quais se encontravam a Grã-Bretanha, a França, a Rússia, a Itália, e os Estados Unidos, lutaram contra a coligação dos chamados impérios centrais, integrada pela Alemanha, pela Áustria-Hungria, pelo império otomano e pela Bulgária.
·         O Tratado de Versalhes (1919), que pôs fim à guerra, estipulava que todos os navios aprisionados passassem a ser de propriedade dos aliados. Em represália a tais condições, em 21 de junho de 1919, os alemães afundaram seus próprios navios em Scapa Flow. As potências vencedoras permitiram que deixassem de ser cumpridos certos itens estabelecidos nos tratados de paz de Versalhes, Saint-Germain-en-Laye, Trianon, Neuilly-sur-le-Seine e Sèvres, o que provocaria o ressurgimento do militarismo e de um agressivo nacionalismo na Alemanha, além de agitações sociais que se sucederiam em grande parte da Europa.


SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

·          A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolveu mais de setenta nações, opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha, estendendo-se até 2 de setembro de 1945.
·         As principais nações que lutaram pelo Eixo foram: Itália, Japão e Alemanha. As que lutaram pelos Aliados foram especialmente: França, Grã-Bretanha, Estados Unidos  e União Soviética.

·         A guerra terminou  com a rendição das nações do Eixo, seguindo-se a criação da ONU (Organização das Nações Unidas), o início da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética (que saíram do conflito como superpotências mundiais) e a aceleração do processo de descolonização da Ásia e da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário