segunda-feira, 19 de maio de 2014

HISTÓRIA 2º ANO - TOTALIDADE 8

T 8 – 2° ANO DO ENSINO MÉDIO
CONTEÚDOS E ATIVIDADES DE HISTÓRIA (PROF SEBASTIÃO)

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
I- O início do domínio Português sobre o Brasil
Refletir sobre o inicio do povoamento no Brasil.
II- Formas de administração colonial Portuguesa - Capitanias, Governos Gerais
Entender as formas de administração colonial no Brasil.
III- Crise do sistema colonial - revoltas nativas
Entender as condições históricas em que se deu o Movimento Farroupilha: causas e conseqüências.
IV- Transferência da família real e sua corte para o Brasil
Reconhecer as causas e conseqüências da transferência da Família Real para o Brasil como um passo para a Independência do Brasil.
V- Declínio da Monarquia Brasileira e proclamação da República
Relacionar o Movimento Republicano; o Golpe de Estado;  a Constituição de 1891;  os direitos políticos no contexto da Proclamação de Republica Brasileira

  1. PRIMEIRAS ADMINISTRAÇÕES DO BRASIL – COLÔNIA
Capitanias HereditáriasPrevendo a possível invasão do território por potências rivais, a Coroa portuguesa lança mão de um instituto já utilizado na ilha da Madeira: a capitania. A instalação das primeiras capitanias no litoral nordeste brasileiro traz consigo uma consequência trágica: os conflitos com os índios do litoral que - se até então foram aliados de trabalho, neste momento passam a ser um entrave, uma vez que disputavam com os recém chegados o acesso às melhores terras. Destes conflitos entre portugueses e índios o saldo é a mortandade indígena causada por conflitos armados ou por epidemias diversas.
Das capitanias hereditárias, somente duas prosperaram: São Vicente e Pernambuco.

Governos-gerais:

·         Respondendo ao fracasso do sistema das capitanias hereditárias, o governo português realizou a centralização da administração colonial com a criação do governo-geral.
·         Em vias gerais, o governador-geral deveria viabilizar a criação de novos engenhos, a integração dos indígenas com os centros de colonização, o combate do comércio ilegal, construir embarcações, defender os colonos e realizar a busca por metais preciosos.
·         O ouvidor-mor era o funcionário responsável pela resolução de todos os problemas de natureza judiciária e o cumprimento das leis vigentes.
·         O chamado provedor-mor estabelecia os seus trabalhos na organização dos gastos administrativos e na arrecadação dos impostos cobrados.
·          Além destas duas autoridades, o capitão-mor desenvolvia ações militares de defesa que estavam, principalmente, ligadas ao combate dos invasores estrangeiros e ao ataque dos nativos.


2.      MOVIMENTO FARROUPILHA
·          Um dos momentos conflituosos com grande dimensão nacional foi a chamada Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.
·         A Guerra dos Farrapos ficou conhecida por fazer parte das chamadas rebeliões provinciais - período da história do Brasil em que algumas províncias lutaram contra o governo central e suas políticas centralizadoras.
·         Dentre os motivos que ocasionaram este movimento, podemos destacar a desastrosa medida econômica adotada pelo governo central em reduzir tarifas alfandegárias para produtos referentes aos países da região do Prata, como Argentina e Uruguai, que gerou concorrência à economia do charque (produção de carne seca) da província do Rio Grande do Sul. Além disso, existiu também a nomeação, pelo governo central, do Presidente da Província sulista sem o acordo com as elites gaúchas, gerando antagonismos de opinião.
·         O embate entre os dois lados e depois de vários mortos nas linhas de batalha, os integrantes da regência e os líderes dos farrapos chegaram a um acordo para pôr fim a mais um capítulo sangrento da história do Brasil.
·         O governo voltou atrás com a medida alfandegária sobre os produtos da região do Prata com o objetivo de pacificar os ânimos; e, através de um acordo entre os lados, os revoltosos conseguiram anistia e a rebelião chegou ao fim.
3.      FAMÍLIA REAL PORTUGUESA NO BRASIL

·           Antecedentes da Vinda da Família Real ao Brasil
·         Ocorreram muitas revoltas pela libertação do Brasil, nas quais muitos brasileiros perderam a vida. Os que morrem achavam que valia a pena sacrificar-se para melhorar a situação do povo brasileiro. Queriam uma vida melhor, não só para eles, mas para todos os brasileiros. Mas a Independência do Brasil só aconteceu em 1822. E não foi uma separação total, como aconteceu em outros países da América que, ao ficarem independentes, tornaram-se repúblicas governadas por pessoas nascidas no país libertado. O Brasil independente continuou sendo um reino, e seu primeiro imperador foi Dom Pedro I, que era filho do rei de Portugal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário